domingo, 17 de outubro de 2010

Terceira idade comemora seu dia com festa e distribuição de brindes


Competição Cata do Feijão

Por: Carlos Mendes

O domingo (10) foi de festa e descontração para as mais de cem pessoas que estiveram participando das comemorações em homenagem ao dia do idoso. Promovido pela diretoria do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais e da Agricultura Familiar de Coité do Noia, o evento teve por finalidade, mostrar a importância da terceira idade para o movimento.

Vários assuntos relacionados aos trabalhadores, além de políticas públicas, melhor condição de vida, eleição e empréstimo, foram amplamente discutidos. O presidente Agnaldo Timóteo falou das conquistas e da participação de todos nas reuniões e assembléias que ocorrem todos os meses.

Agnaldo mistura o feijão o milho
O presidente da Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura do Estado de Alagoas (FETAG), Genivaldo Oliveira da Silva, esteve presente ao evento e falou da importância da contribuição social dos aposentados para o engrandecimento do movimento. Segundo ele, não existe movimento forte sem a participação de todos.


"Num dia como este, não poderia jamais deixar de participar das comemorações em homenagem  ao dia do idoso. Sei da importância de cada um de vocês. Vejam o exemplo do ex-presidente e fundador do STTR do município, Arnaldo Timóteo. Ele continua na ativa, na pessoa dos seus filhos, Agnaldo e Antônio. Muitos se aposentam e deixam de contribuir com o movimento. Não esqueçam que pela frente tem os filhos e os netos de vocês", finalizou Oliveira.

Em seguida, Agnaldo Temóteo convidou a Agente de Saúde do município de Coité do Noia, Mércia Silva Santos, para falar sobre prevenção de saúde e qualidade de vida. Os participantes do evento ouviram atentamente a palestra e alguns tiveram a oportunidade de tirar dúvidas. Em sua fala, Mércia Silva disse que estava à inteira disposição de todos.

Encerrada a participação da Agente de Saúde, o presidente Agnaldo Timóteo, comandou as brincadeiras. O momento foi de total descontração. Três peças de roupas foram colocadas em um local e três mulheres convidadas para participar de uma brincadeira. Ganhava aquela que conseguisse vestir a peça em menos tempo. Quem ganhou a prova foi à agricultora Marineuza Laíde dos Santos, que mora no sítio Mumbuca, área rural do município.

Entrega de brindes aos participantes da Cata do Feijão

A segunda brincadeira foi à conhecida cata do feijão. Milho e feijão foram misturados. Juarez Gomes da Silva e Cícera Diolina da Silva se propuseram em participar da competição. Pela regra, ganharia a prova quem conseguisse separar o maior número de caroços, fosse de um ou do outro. Por ser uma atividade desempenhada, em grande parte pelas mulheres, o resultado não poderia ser diferente. Cícero conseguiu separar 162 caroços, contra 123 do seu adversário.

Após a entrega de brindes e lembrancinhas aos participantes, foi feito a escolha da comissão da Terceira Idade. Foram escolhidos os nomes de 11 pessoas: Juarez Gomes da Silva, José Gomes da Silva, Noêmia Febrônio, Marineuza Oliveira dos Santos, Miguel Augusto, Maria Cesariana, Maria Izabel, Luiz Pantaleão, Arnaldo Timóteo, Josefa Francisca da Conceição Souza e Manoel David.

O evento foi encerrado com agradecimentos e um lanche a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário