terça-feira, 26 de outubro de 2010

Coletivo de Mulheres do Pólo Agreste

Por: Carlos Mendes

Dos treze Sindicatos que compõem o Polo Sindical do Agreste, onze participaram da reunião de mulheres, que aconteceu na quarta-feira (20), na Casa da Cultura de Arapiraca. Os trabalhos foram abertos pela Coordenadora de Mulheres do Agreste, Francisca Neres dos Santos (Nenzinha). Em seguida, falou a ex-coordenadora de mulheres e atual secretária de Políticas Agrícolas da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Alagoas, Rilda Maria Alves Jesuino. Ela, por sua vez, agradeceu a participação de todos e desejou boas vindas.

Já a atual coordenadora de mulheres da Fetag, Maria Aparecida, falou da importância da mulher na vida social. Também frisou a criação da comissão de mulheres nos Sindicatos de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais. Outro tema que foi amplamente discutido foi a Marcha das Margaridas, que acontece no próximo ano, em Brasília. Dentro dessa discussão, se cogitou a possibilidade de levar cerca de 50 mulheres do Polo Sindical do Agreste.

De acordo com a coordenadora de mulheres do Polo do Agreste, Francisca Neres dos Santos, atualmente, apenas os sindicatos de Arapiraca, Girau do Ponciano, Olho D’água Grande, Coité do Noia e Taquarana, já criaram e implantaram as comissões de mulheres, mas apenas a de Coité do Noia está atuando.

Ao final da reunião, foi definido um calendário de reunião. A próxima vai acontecer no dia 5 de novembro, em Olho D’água Grande, a partir das 8 horas. No mesmo dia, no segundo horário, na cidade de Campo Grande. No dia 9 em Taquarana. Já no dia 12, em São Sebastião, pela manhã e a tarde no STTR de Arapiraca. No dia 19, em Feira Grande. No dia 23 será a vez de Limoeiro de Anadia. Em Girau do Ponciano, será no dia 26, no primeiro horário e tarde em Lagoa da Canoa. A última reunião do ano acontece em Craíbas, no dia 10 de dezembro.

Segundo o que foi discutido durante o encontro, o município de Campo Grande, se reúne no próximo dia 5, no segundo horário, para formar a Comissão de Mulheres. No dia 10 pela manhã, será a vez de Craíbas. Na tarde do dia 16, será em Lagoa da Canoa e no dia 23, ainda no mês de novembro, pela manhã, acontece em Limoeiro de Anadia.

O STTR de Coité do Noia, presente ao evento, não precisou agendar data, pois já tem a sua comissão formada, tendo como coordenadoras Maria Aparecida e Sandra Rodrigues. As duas foram convidadas pela coordenadora do pólo Francisca Neres da Silva (Nenzinha), para participarem do calendário de reuniões formado pelas companheiras.

Por ser uma comissão de mulheres atuante e organizada, vem servindo de modelo para os demais sindicatos. Apesar das dificuldades enfrentadas no dia a dia, a comissão, na medida do possível, tem buscado, através de cursos oferecidos em parceria entre o STTR e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), implantar projetos para ajudar no orçamento doméstico. O presidente da instituição, Agnaldo Timóteo, tem dado total apoio para que as ações se desenvolvam na melhor forma possível.

Após a discussão e formação do calendário de reuniões, Maria Aparecida, Secretária de Mulheres da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Alagoas, informou que houve capacitação para as coordenadoras de mulheres no Centro Social da FETAG nos dias 16, 17 e 18 deste mês. Ela disse, ainda, que, a Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (CONTAG), estará sorteando um automóvel 0 km e uma TV de 33 polegadas, por estado, no bingo em prol da Marcha das Margaridas. O evento aconteceria este ano, mas por motivo das eleições, foi adiado para o ano que vem.

Política Agrícola

O secretário de Política Agrícola do Sindicado dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais e da Agricultura Familiar de Coité do Nóia, Edivaldo Ferreira, esteve participando do encontro estadual de fortalecimento da rede de colegiados territoriais de alagoas, ocorrido nos dias 13 e 14 deste mês, no auditório do hotel Pequeno Príncipe, em Arapiraca. Também participou o líder comunitário José Antonio, presidente da associação de moradores do assentamento Deus é Amor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário