terça-feira, 7 de setembro de 2010

Coordenadora de Jovens participou da ENFOC Estadual 2010

Por: Carlos Mendes

A coordenadora de Jovens do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais e da Agricultura Familiar de Coité do Noia, Regina Alves, participou, entre os dias 23, 24, 25, 26 e 27 do mês passado, do 3º Módulo do Curso da Escola Nacional de Formação da Contag (ENFOC). O curso foi realizado em Maceió.

Objetivo da Enfoc, segundo ela, foi o de compreender o papel do Sindicato no contexto histórico, quanto meio de trabalho social. Resgatar lutas e movimentos históricos da Região Nordeste. A história, concepção e formas de atuação das centrais sindicais no Brasil. Compreender o surgimento da primeira organização sindical.

Durante o evento, vários temos foram discutidos, a exemplo do surgimento dos primeiros sindicatos. Nascido na Inglaterra em 1824, onde foi criada a primeira Lei sobre o direito de organização sindical dos trabalhadores.

No sindicato de antes ninguém podia lutar e nem defender os trabalhadores porque eram ameaçados e perseguidos. Com isso, não tinham reuniões e nem podiam fazer nada, além de não ser permitido juntar os jovens. A agricultura familiar, pelo que foi ensinado, foi descoberta pelas mulheres.

O objetivo do jovem no sindicato é entender os agricultores e procurar a passar as informações dos direitos e deveres deles. Conscientizar os jovens para participar mais das reuniões do sindicato e fortalecer os agricultores com os conhecimentos devidos. Ampliar e repassar conhecimentos, renovações do dia a dia, avanço tecnológico, trabalho organizado. Melhorias para a qualidade de vida da população, como por exemplo, o desenvolvimento, limites e desafios para as ações do movimento sindical.

Conceitos básicos

Dentro dos conceitos básicos, foram discutidos temas importantes como a criação do Programa Nacional de crédito fundiário, Programa de Aquisição de Alimentos, Previdência Social, Educação no Campo, Programa Nacional de Alimentação Escolar, onde o município tem que comprar no mínimo 30% da agricultura familiar, Programa Nacional de Habitação Rural, Conquistas das mulheres na área política, Lei Maria da Penha, Conquista do Grito da Terra Brasil e a criação da Secretaria Especial de Política para as Mulheres.

Para Regina Alves, durante a realização do curso, teve a oportunidade de conhecer melhor a real função da vida sindical. Como surgiu e as lutas pela igualdade. Alem de ter aprendido como trabalhar em grupo e a respeitar mais os seres humanos. “A escola me deu uma nova oportunidade e ao mesmo tempo uma lição de vida, pois com alguns depoimentos das companheiras tive a certeza que a vida não pára. Temos muito que aprender e a ensinar. Hoje tudo mudou, pois estar melhor. Podemos lutar e fazer reuniões com os nossos jovens e agricultores, algo que era terminantemente proibido no passado, uma vez que éramos ameaçados e alguns, inclusive, foram mortos”, disse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário